Perguntas frequentes sobre um Track Day

/ / Eventos, FunDay, Lancer Geração Atual, LancerDay, TrackDay

Bom, primeiramente, é sempre um prazer poder contribuir para o Grupo dos Mitsufans, da qual tivemos o prazer de organizar e promover vários eventos de pista.

Espero que este artigo em formato de PERGUNTAS FREQUENTES possa ajudar na promoção e participação de mais proprietários da marca, cujo viés esportivo é uma das características principais de seus carros, em especial do Mitsubish Lancer.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE UM TRACK DAY

– Como começaram os Track Days?

Os Track Days são fenômenos mundias que há décadas acontecem na Europa, Japão e nos Estados Unidos. O primeiro Track Day que o autor deste artigo participou foi na Flórida em 1999. No Brasil, eles começaram em 2007 mas, somente a partir de 2009 que este tipo de evento começou a se popularizar.

– Por que participar de um Track Day?

Hoje em dia está cada vez mais perigoso acelerar em vias públicas, além de ser um crime grave e de ter multas pesadas, colocar a sua vida e a de terceiros em risco não vale a pena, pois, atualmente, existem inúmeras pistas e eventos de arrancada e de Track Day que são os lugares pensados e criados exclusivamente para este tipo de atividade. Os Track Days são eventos de caráter recreativo pelos quais os proprietários de carros de rua, esportivos ou modificados podem, com toda infra-estrutura de segurança, acelerar seus carros a vontade, em ambiente seguro e controlado, sem se preocupar com multas, buracos, pedestres, postes, árvores, e etc. Além disso, é a oportunidade pelo qual uma pessoa que não possui cédula de Piloto tem em andar em Autódromos mundialmente conhecidos, serve também como porta de entrada ao Automobilismo amador e profissional.

Hoje em dia a maioria dos campeonatos regionais de Automobilismo mundo a fora, dedicam parte de seu tempo para a realização de eventos recreativos de Track Day. A maioria dos governos locais de países Europeus e dos EUA por exemplo, apoiam e contribuem na promoção de eventos deste tipo, pois foi comprovado que a frequência destes eventos diminui consideravelmente a incidência de acidentes e mortes relacionados a rachas em vias públicas.

– Há exigências de ID ou idade mínima para entrar no evento?

Sim, todos os participantes deverão ser habilitados.

– O que fazer com meu carro antes de um Track Day?

É muito simples preparar um carro para um Track Day, o mais importante é revisá-lo antes do evento, ou seja, trocar todos seus fluídos, em especial o de freio, e se atentar na longevidade dos pneus e pastilhas e itens de segurança para o tráfego.

No Brasil ainda existe uma concepção equivocada de que um Track Days destrói o carro e isso é totalmente errado. É claro que quando você anda com o carro no limite frequentemente o consumo daqueles itens perecíveis, como pastilhas e pneus é mais rápido do que quando se anda no trânsito das grande cidades. Todavia, o que prejudica mais prejudica a estrutura do carro é, na verdade, andar na buraqueira das cidades, passando frequentemente sobre lombadas e valetas mal feitas.

As grandes montadoras de carros já vislumbraram este nicho de mercado cada vez maior e estão produzindo carros de rua com qualidades dedicadas ao uso em pista. Por exemplo, o Mustang GT 350R e o Camaro Z28, são carros que podem ser usados para ir comprar pão ou participar de incansáveis horas de Track Day sem qualquer necessidade de modificação ou upgrade. Ademais, hoje em dia, a maioria dos carros importados, tem a funcionalidade SPORT PLUS ou TRACK, que foi criado pelas fabricantes, exclusivamente, para proprietários poderem utilizar seus carros de rua com todo seu potencial em uma pista de corrida, essa é uma tendência mundial que veio para ficar.

– Quais são as regras básicas de um Track Day?

São bem simples, nunca ultrapassar ou ser ultrapassado em curvas, respeitar sempre a sinalização dos bandeirinhas e respeitar o limite do seu carro.

– Para quem vai andar nos carros, qual a vestimenta obrigatória?

Sempre recomendamos o uso de vestimentas completas de proteção, como macacão, luvas, sapatilhas, capacete, cervical, etc em especial nos carros de corrida. Todavia, o uso dos mesmos não são obrigatórios, sendo necessário, no mínimo, que os pilotos (e seus caronas) compareçam de calça jeans, camiseta, capacete e calçado com solado de borracha ou sapatilha de corrida que é o padrão mundial para Track Days. Lembrando que o uso de roupas sintéticas, como DRY FIT, são proibidas, pois as mesmas podem pegar fogo com muita facilidade.

– Quais as dicas mais importantes?

Fazer uma boa revisão no carro pré-evento, participar do briefing de pilotos e, na pista ficar atento ao retrovisor, na aproximação de carros mais rápidos, nunca mudar seu traçado repentinamente, além de claro, ficar atento aos freios. Evite o superaquecimento dos freios, combinando voltas de velocidade baixa com voltas rápidas. Em caso de perda de performance do freio, aborte a volta rápida e retorne para os boxes.

– O que não levar para o evento?

São proibidos transporte e o consumo de bebidas alcoolicas.

– Se chover haverá Track Day?

Diferentemente de eventos de arrancada, faça chuva ou faça sol eventos de Track Day acontecem, aliás muitos clientes até preferem pista molhada.

– Há vistoria nos carros?

Sim, apesar que você, como o proprietário e condutor, é o responsável pelo carro que irá pilotar e, portanto, deve se certificar se o mesmo encontra-se com todos os itens de segurança para o tráfego em excelente estado de funcionamento, todavia, haverá sim uma vistoria e não serão tolerados, carros com vazamentos, pneus com bolhas, sem luz de freio, e etc.

– O que devo fazer depois do evento

É sempre aconselhável fazer uma inspeção no carro, em especial trocar os fluídos e verificar as condições dos pneus e pastilhas de freio, já deixando-o 100% pronto para um próximo evento.

Deixe uma resposta