FAQ

Nesta sessão você encontra respostas às dúvidas mais frequentes dos proprietários dos veículos listados abaixo.

As rodas e pneus originais do LANCER atualmente tem duas medidas, conforme o submodelo do carro:

Roda Aro 18″ com tala de 7″ e offset +46

Pneus 215/45 – R18 89W

ou

Roda Aro 16″ com tala de 6,5″ e offset +46

Pneus 205/60 – R16 92V

RALLIART

Roda Aro 18″ com tala de 7″ e offset +46

Pneus 215/45 – R18 89W

EVO X

Roda Aro 18″ com tala de 8,5″ e offset +38

Pneus 245/40 – R18

Para saber mais sobre rodas, acesse nosso artigo técnico Rodas – Especificações
Ferramenta para calcular tudo sobre modificações de rodas e pneus

http://www.rimsntires.com/specs.jsp

O pneu deve ser calibrado conforme o manual do seu carro:

Dianteira: 32 libras

Traseira: 32 libras

Estepe Fino: 60 libras

TRASEIRA:
Luz de ré: 21W T20 7440 (Sportback: W16W T15)
Placa: 5W (T10)
Lanterna traseira: 5W
Freios: 21W
Setas: 21W
INTERNAS:
Luz da mala: torpedo 30mm
Luz interna de leitura: torpedo 31mm
FRENTE:
Setas: 21W (WY21W)
Farol Alto: 60W (HB3)
Farol baixo: 51W (HB4)
Neblina: 55W (H11)
Lanternas: 5W (T10)
Indicadoras de direção do para-lama: 5W

Saiba um pouco mais sobre possíveis upgrades no sistema de iluminação do Lancer clicando aqui.

Os modelos importados (2012 a 2014) usam óleo Castrol Magnatec 10W40

Os modelos nacionais (2015 em diante) usam óleo Lubrax 10W30

Em qualquer modelo: 4,3 litros com troca de filtro e 4,0 litros sem troca de filtro.

Periodicidade de troca: uso intenso a cada 5 mil KM e uso normal a cada 10 mil KM. Substituição do filtro a cada 10 mil KM

Sim, você pode usar placa lateral mas para você ter algum poder de argumentação com o agente de trânsito se for parado, carregue com você no carro a resolução do DETRAN que você encontra em ARTIGOS TÉCNICOS clicando aqui
O jeito mais simples de rebaixar um pouco a suspensão original, é trocar as molas. Existem modelos esportivos que abaixam e deixam o carro mais firme como Eibach, H&R, Tein … etc. As mais utilizadas listamos abaixo:

Eibach Prokit (código 6048-140). A EIBACH Prokit abaixa 3,05 cm’s na dianteira e 2,03 cm’s na traseira.

Eibach Sportline (código 4.4860). A EIBACH Sportilne abaixa 4,32 cm’s na dianteira e 3,05cm’s na traseira.

H&R Sport Spring (código 52911). A H&R Sport Spring abaixa 3,56 cm’s na dianteira e 3,30 cm’s na traseira.

Eibach Pro Alignment Kit (código 581260K). O camber bolt da Eibach atinge até 1,75 graus de cambagem negativa.

DIANTEIROS

Lancer: Medida 276 x 26 mm’s

Ralliart: medida 294 x 24 mm’s

EvolutionX: medida 350 x 32 mm’s

Demais EVOS (V-IX): medida 320 x 32 mm’s

TRASEIROS

Lancer: Medida 262 x 10 mm’s

Ralliart: medida  302 x 10 mm’s

EvolutionX: medida 330 x 22 mm’s

Demais EVOS (V-IX): medida 300 x 22 mm’s

Existem pastilhas que podem ser utilizadas em substituição às originais, buscando melhor performance e retardando o fading (perda de atrito por formação de gases entre a superfície dos discos e das pastilhas por excesso de temperatura. Geralmente temos opções entre as linhas EBC, Stoptech e Hawk.

EBC DIANTEIRAS DP-1614

EBC TRASEIRAS DP-1563

Composto GREEN usar o 2 ou 6 na frete do código (ex: dianteiras DP-21614 ou DP-61614)

Composto RED usar o 3 na frente do código

Composto YELLOW usar o 4 na frente e o R no final do código

Da mesma forma, para o fluido de freio original (geralmente 270 graus de ebulição seco), existem opções como o Pentosin Racing (300 graus de ebulição seco) e o Motul RBF 660 (325 graus de ebulição seco) que vão permitir uma maior resistência à perda de resistência do pedal, que acontece quando o fluido ferve criando bolhas de ar, tornando-o compressível (pedal desce muito ao ser pressionado).

O tão falado kit “padaria” nada mais é que um conjunto de cinco itens para aumentar o rendimento do motor do seu Lancer, conforme abaixo:

  • Coletor de escape
  • Abafador traseiro
  • Intake
  • Acelerador eletrônico
  • Remap

Saiba um pouco mais sobre cada um desses itens de performance nos ARTIGOS TÉCNICOS,  clicando aqui

É um KIT de fábrica para abaixar a temperatura de funcionamento do óleo do câmbio CVT, composto por um radiador de óleo e algumas mangueiras para conexão.
Se você comprou o carro zero, saiba que desde 2014 os todos os Lancers automáticos vem equipados com esse kit já de fábrica. Se você comprou o carro usado e quer conferir se ele tem ou não o KIT já instalado, ele pode ser visto sob o farol do lado do motorista, através da grade do farol de neblina. O cooler que tem o aspecto de um pequeno radiador pode ser visto ali.

Se foi após um abastecimento recente, a coisa mais provável é mudança na qualidade da gasolina que acusa na segunda sonda lâmbda. Tente substituir o combustível

Se não foi pouco tempo após o abastecimento, podem ser várias coisas, dentre elas as duas mais comuns:

  • Se vc tem intake, veja se o mangote de borracha que une o intake ao corpo de borboleta (TBI) não está solta.
  • Se você tirou o catalisador mexendo no escapamento e não fez a bengala em forma de” L” ou “J” para acomodar a segunda sonda, esse pode ser o motivo

Isso indica disco dianteiro empenado, que é um problema bem mais comum do que se imagina, pois basta lavar o carro com disco quente que isso pode acontecer.

Se o disco ainda possuir espessura mínima de uso, pode-se dar um passe em casas especializadas em freios para refazer a planicidade dos discos. Após o passe, a espessura mínima deve ser superior a 24 mm’s.

Nesse caso o problema não é na suspensão e sim nos pinos do cavalete flutuante da pinça que estão com folga. Trata-se de um problema comum. Uma solução paliativa é colocar graxa ao redor do pino para absorver o ruído. Entretanto esse procedimento não deve resolver definitivamente o problema, e nesse caso a troca dos pinos deve ser efetuada. Essas peças só se conseguem na concessionária.

O motor é projetado para não dar a partida se o código ID registrado no computador do imobilizador e o código ID da chave não combinarem. O imobilizador eletrônico foi projetado para reduzir ao máximo a possibilidade de furto do veículo. A finalidade do sistema é imobilizar o veículo se houver uma tentativa inválida de acionamento. Uma tentativa válida de partida só pode ser feita usando uma chave “registrada” no sistema do imobilizador.

A chave reserva do seu veículo deve vir com uma plaqueta com o número da chave, em caso de perda ou falha na chave este código é necessário para a concessionária confeccionar outra chave, por isso guarde-o em um local seguro assim que retirar o veículo.

Nos casos seguintes o veículo pode não reconhecer o código registrado da chave e isto significa que o motor não será acionado:

– Quando a chave entra em contato com um objeto metálico ou magnético (O próprio anel metálico do chaveiro, por exemplo).

– Quando a chave entra em contato com metal de outra chave (Alguma das chaves do chaveiro está tocando na chave do carro).

– Quando a chave entra em contato ou está próxima de outra chave de imobilização (Ter outro chave qualquer com um chip de identificação similar ao da Mitsubishi).

Nestes casos, remova o objeto ou chave adicional do veículo. Tente então novamente dar a partida no motor. Se o problema persistir, leve o veículo a uma concessionária.

Verifique se a luz indicadora está fraca ou não acende, se não acender provavelmente você necessita trocar a bateria da chave.

Pode-se encaminhar a chave a um chaveiro, a um concessionária ou adquirir a bateria para troca em qualquer loja de eletrônicos e você mesmo trocá-la.

ID da bateria: Tipo moeda CR1616

Para troca, deve-se:

– Remova o parafuso da chave

– Com o logotipo Mitsubishi voltado em sua direção, insira a ponta de uma chave de fenda coberta por um pano no entalhe do alojamento do transmissor do controle remoto e use-a para abrir o alojamento.

*** Certifique-se de seguir o procedimento com o logotipo MITSUBISHI voltado em sua dire- ção. Se o logotipo MITSUBISHI não estiver voltado em sua direção ao abrir o alojamento do controle remoto, os botões podem cair.

– Remova o controle remoto do alojamento do botão.

Dessa forma você terá o acesso a bateria.

– Realize a substituição da bateria, tomando o cuidado de colocar o lado + voltado para baixo.

Fechar a chave encaixando-a e apertando o parafuso da mesma.

Caso a luz indicadora estiver acendendo ou após a troca da bateria o problema persistir, procure uma concessionária.

Sim, O sistema de alarme de segurança que vem de fábrica é projetado para fornecer proteção contra entradas indesejadas no veículo. Ele dispara se uma porta, a tampa do porta-malas ou o capô forem abertos quando o veículo estiver trancado.

Os carros da Mitsubishi vem como padrão com as unidade de medida de consumo L/Km, porém o mais usual é Km/L. Essa mudança de unidade pode ser realizada diretamente na configuração do seu computador de bordo, assim como outras alterações.

Com o carro desligado, freio de mão puxado, chave de ignição na posição “on” e cambio no P (automático) ou ponto morto (Manual), de diversos cliques no botão “INFO”, localizado ao lado do conta-giros até que no display apareça a opção “SETTING MENU”, pressione o botão ininterruptamente, por aprox. 2 segundos, até que apareça uma lista de opções na tela.

Nesta lista você terá algumas opções:

Return – Retornar ao menu anterior

AVG – Altera o modo zerar da velocidade média e consumo, opção “A” automática (zera as informações 4 caso o carro fique 4 hrs desligado) ou opção “M” (Mantem as configurações anteriores, porem ao desligar o carro a seleção volta para “A”)

AVGUNIT – Altera a unidade do consumo de combustível

Desenho de termômetro – Altera a unidade da temperatura ºC ou ºF

Desenho livro – Altera o idioma

Desenho Autofalante – Som “bip” do painel “on” ou “off” – Para selecionar uma das opções é necessário apenas clicar ininterruptamente por pelo menos 2s o botão info.

Alarm – Regula o tempo “lembrete para descansar”, selecione o tempo que deseja que o carro avise você para descansar.

Desenho Setas – Altera as duas opções de sons da seta. Tipo 1 ou 2

Reset – Devolve as configurações de fábrica.

Para alterar as linhas utilize cliques curtos no botão INFO, para seleção mantenha o mesmo botão pressionado por no mínimo 2 segundos.

– Pressionar levemente o botão multi-informação algumas vezes, até a tela de informação mudar para tela do display de lembrete de revisão.

– Pressione e mantenha pressionado o botão multi-informação por aproximadamente 2 segundos ou mais para indicar “Desenho de uma chave” e fazê-la piscar.

– Pressione levemente o interruptor multi-informação enquanto o ícone está piscando para mudar o display de “—” para “CLEAR” (Limpar).

– Feito isso, o tempo para a próxima Revisão Periódica será indicada.

O Chassi do carro encontra-se identificado nos vidros e abaixo do banco do passageiro dianteiro. Basta regular o banco todo para trás e levantar uma “tampa” no carpete para seu acesso.

Na coluna central direita (junção das portas dianteira e traseira dianteira) existe uma placa metálica afixada. Nesta placa temos informações importantes dos código do carro.

O câmbio CVT da Mitsubishi apresenta uma já conhecida deficiência quando exigido no seu limite, como subidas de serra  ou trechos longos em que se troque as marchas sistematicamente no seu limite de giro. A temperatura do câmbio aumenta demasiadamente nessas situações e isso faz com que o óleo se torne mais fino, causando perda de qualidade na lubrificação dos componentes internos do CVT. Com isso, aumenta o atrito gerado entre as partes móveis (correia e cones) produzindo um som similar a uma sirene. Às vezes esse som vem acompanhado de um aviso no painel de instrumentos (SLOW DOWN – TRANSMISSION OVERHEATING). Entenda mais sobre essa questão visitando a nossa seção de ARTIGOS TÉCNICOS clicando aqui.