YOU ARE HERE: HOMETroca de Óleo do CVT

Troca de Óleo do CVT

A troca de fluido do cambio cvt é praticamente igual a uma troca de óleo do motor. Existe um parafuso em baixo do carro (Bujão) por onde o fluido é drenado.

A maneira mais correta de realizar a troca seria desmontando o cambio por completo, substituindo também os filtros, mas dificilmente isso é feito devido ao tempo, mão de obra especifica e custo.

O processo realizado é chamado de retro-lavagem que consiste na troca parcial do fluido que acaba se misturando com um restante do fluido antigo que esta dentro do cambio, podem ser utilizados de 9 a 10 litros nesse processo.

Antes de iniciar o processo ande com o carro por um tempo para que o fluido chegue na temperatura ideal de funcionamento.

1 – Coloque o carro no elevador e retire o bujão do fluido do cambio (imagem abaixo), drene o fluido (aproximadamente 5 litros) esses 5 litros serão descartados.

2 – Reinstale o bujão e aperte com o torque especificado (34 ± 2 N.m ou 25 ± 2 ft-lb.)

3 – Encha com o fluido novo ate o nível correto, caso não consiga colocar os 5 litros que foram tirados não tem problema, pare quando o nível estiver correto.

4 – Ligue o motor e deixe funcionando em marcha lenta pro 1 a 2 minutos

5 – Tire o carro do elevador, mova a alavanca de cambio em todas as posições e depois saia com o carro. De umas duas voltas no quarteirão para que o fluido se misture dentro do cambio e chegue na temperatura ideal de funcionamento.

6 – Coloque o carro no elevador novamente e drene o fluido mas desta vez não descarte, recolha o mesmo em um recipiente limpo pois uma parte será re-utilizada.

7 – Reinstale o bujão e aperte com o torque especificado (34 ± 2 N.m ou 25 ± 2 ft-lb).

8 – Repita o passo 3 colocando o restante do fluido novo, verifique o nível e caso precise, utilize um pouco do fluido drenado no passo 6 para completar.

O processo é simples, dessa maneira a troca do fluido não é completa pois ainda existe um pouco da mistura do fluido novo com o velho mas é uma maneira mais barata e rápida de se realizar o serviço.

A recomendação da troca é a cada 40 mil Km quando o uso for na cidade e estrada.